O Médico

Um grupo com foco nos jovens médicos

 Por Gerson Anzzulin

Ação pioneira entre os sindicatos médicos do país, o Núcleo Médico Jovem foi criado para atender às necessidades dos médicos formados há até dez anos ou com menos de 40 anos de idade. Baseado na Comissão de Integração do Médico Jovem do Conselho Federal de Medicina, tem o objetivo de oferecer soluções diferenciadas para este público, o grupo de trabalho foi criado para valorizar recém-formados, sejam eles residentes ou não, tratando pautas específicas da realidade desses médicos. O diretor e coordenador do Núcleo, Vinícius de Souza, destaca o pioneirismo desta iniciativa do Simers.

Um grupo com foco nos jovens médicos 2

Como é a ligação dos profissionais de início de carreira e o Simers?

O início da profissão médica é muito intenso e movimentado, seja pela alta carga de trabalho ou pela disposição e comprometimento com a extensão de formação na residência médica. Durante esse período, é importantíssimo que o médico tenha condições adequadas de trabalho e de estudo para que possa se dedicar inteiramente à profissão e aprimorar seus conhecimentos. Dessa forma, o Simers surge como o defensor dessas necessidades, buscando garantir o melhor início possível para estes recém formados.

O Núcleo desenvolve atividades de orientação profissional?

Contamos com a presença de jovens médicos que estão em diferentes momentos da carreira, o que nos permite abordar e compreender melhor as diferentes necessidades do médico jovem. Ao longo dos últimos anos, desenvolvemos cursos focados em segurança e proteção jurídica, gestão de carreira, inteligência financeira, marketing e publicidade médica. Também atuamos diretamente em pautas políticas relacionadas como reajuste na bolsa de residência, o pagamento de adicional de insalubridade e o pagamento de auxílio-moradia retroativo.

Um grupo com foco nos jovens médicos 3

Como é o trabalho do Núcleo em relação à proteção dos profissionais recém chegados ao mercado de trabalho? O Revalida é uma questão que entra neste contexto?

O médico recém-formado é um profissional muito especial, pois está se desenvolvendo para a melhor prática médica, em constante aprendizado e em constante aprimoramento.  Assim, a garantia da qualidade de formação e capacitação é uma obrigação do Simers. Atuamos em diversas pautas políticas ao longo dos últimos anos, primariamente, exigindo que o Revalida seja aplicado nacionalmente, defendendo a antecipação de formaturas para acadêmicos que tenham cumprido os requisitos determinados, acompanhando e atendendo demandas variadas de médicos residentes de todo Estado, tendo participação nas reuniões da CEREM e com dois membros ativos na Comissão de Integração do Médico Jovem do CFM.

Deixe o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Agora você está offline

%d blogueiros gostam disto: