Responsabilidade Social

Campanha busca maior valorização ao Hospital Psiquiátrico São Pedro

Para empunhar a bandeira da saúde mental, o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) avaliou que seria necessário também manter passado e presentes vivos. Assim, entre as ações em prol desta área de atuação da medicina, o Núcleo de Psiquiatria da entidade lançou, em agosto de 2020, a campanha “Queremos Hospital São Pedro! No Coração e na Mente”.

Em seus 137 anos, esta instituição acolheu milhares de pacientes e é referência no atendimento psiquiátrico para 88 municípios gaúchos. “A manutenção do hospital envolve não só os pacientes, mas seus familiares, médicos e estudantes de Medicina. Dessa forma, necessita de melhorias estruturais e da contratação de mais profissionais para o atendimento”, destaca o coordenador do Núcleo de Psiquiatria do Simers, Fernando Uberti.

Campanha busca maior valorização ao Hospital Psiquiátrico São Pedro 2

No último dia 29 de junho, diretor Rogério Cardoso, que também integra o Núcleo, encabeçou uma ação social durante o almoço comemorativo ao aniversário do hospital. Na oportunidade, houve a entrega de 240 kits com máscaras personalizadas do Simers e álcool em gel a médicos, residentes e demais funcionários da instituição de saúde.

“O hospital São Pedro é uma instituição histórica, emblemática e simbólica no atendimento à saúde mental no Estado”.

Diretor do Simers Rogério Cardoso

Boa parte da criatividade na instituição conta com auxílio especial, por meio das atividades lúdicas, realizadas pela servidora Rosa Martins, de 60 anos, sendo 20 anos destes dedicados ao hospital. “Aqui me reencontrei pelos trabalhos que eu faço, pelo desenvolvimento que eu tenho e atividades com os servidores e com os pacientes”, destacou.

De acordo com a diretora do Departamento de Coordenação dos Hospitais Estaduais da Secretaria Estadual da Saúde, Suelen Arduin, o hospital é hoje referência para crianças e adolescentes de todo o Estado, além de ser exemplo no país na área de ensino. “Iniciamos criando um espaço cultural aqui dentro, que é magnífico e pertence ao Rio Grande do Sul. Este é um ganho importantíssimo para o Hospital São Pedro divulgar os trabalhos realizados aqui dentro e essa arte que é maravilhosa”, completou Suelen.

“Quem ganha o presente é a sociedade do Rio Grande do Sul e a população nacional”, ressaltou.

Diretora do Dep. de Coordenação dos Hospitais Estaduais, Suelen Arduin

Sobre a campanha

A campanha “Queremos Hospital São Pedro! No Coração e na Mente”, lançada em agosto de 2020, tem como objetivo destacar a importância da atenção à saúde mental e valorizar uma das instituições mais expressivas da psiquiatria.

Campanha busca maior valorização ao Hospital Psiquiátrico São Pedro 3

Ao longo de quase um ano de atividades, o Simers provocou o tema em diversas reuniões com a as secretarias Estadual e Municipal de Saúde. Além disso, defendeu a instituição em plenárias do Conselho Estadual de Saúde, na Assembleia Legislativa e no Ministério Público. Assim, participou da criação da Frente Parlamentar em defesa do HPSP, acompanhou visitas técnicas e sugeriu providências.

Representantes da entidade médica também realizaram ações de coleta e distribuição de cobertores para pacientes, doação de dispenser de álcool em gel e de máscaras de proteção.

Deixe o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Agora você está offline

%d blogueiros gostam disto: