Médica cria aplicativo para ajudar pessoas em tratamento de câncer

A inspiração do aplicativo

Espécie de faca que os incas usavam em procedimentos cirúrgicos foi a inspiração do nome de um aplicativo desenvolvido para ajudar pessoas em tratamento de câncer.  O Tummi é criação da oncologista Alessandra Morelle, com uma paciente e seu marido, além do oncologista Carlos Barrios.

Quando Márcia Matos de Azevedo teve o diagnóstico de câncer de mama, ela e o marido, Evandro Dalbosco, sentiram a necessidade de ter uma ferramenta que a agendasse as medicações e ajudasse na elaboração de um diário com os efeitos e percepções do tratamento.

“O app pode ajudar a pessoa a se cuidar e ter mais qualidade de vida durante o processo curativo. Outro ponto positivo é a possibilidade de anotar dúvidas que apareçam entre uma consulta e outra”.

Alessandra morelle

Na avaliação de Alessandra Morelle, esta tecnologia serve como um ombro amigo para o paciente oncológico e pode até até a evitar que ele acesse os serviços de emergência da rede de saúde sem necessidade. O Tummi já conta com cerca de 2 mil downloads e está disponível gratuitamente para Iphone e Android.

Mais recursos

O aplicativo também dá informações sobre a doença de forma didática, sem um vocabulário científico e complicado. Conheça melhor os seus recursos:

Agenda completa do tratamento

Após iniciar o tratamento oncológico, a vida do paciente muda bastante. Existe uma rotina de consultas médicas e procedimentos. Por isso, o Tummi traz um acompanhamento completo do tratamento do paciente: calendário de exames e consultas, lista de medicamentos (o app envia uma notificação no horário de tomar cada um deles).

Diário de sintomas

Com a montanha-russa de sensações resultantes do tratamento, nada mais comum do que esquecer de relatar algo ao seu médico. O uso do Tummi oportuniza que se leve todos esses detalhes ao especialista. Com mais informações, ele pode direcionar o tratamento de forma mais específica e eficaz.

Diversão e bem-estar

Embora a doença ocupe boa parte do tempo e da atenção dele, pensar somente no assunto pode trazer consequências ruins para a saúde mental de quem está tratando o câncer. Como na maioria das vezes o paciente passa a maior parte do tempo em casa, o Tummi recomenda para o paciente leituras saudáveis e listas de músicas no Spotify.

Acesse:

Médica cria aplicativo para ajudar pessoas em tratamento de câncer 7
Médica cria aplicativo para ajudar pessoas em tratamento de câncer 8

Deixe o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Agora você está offline

%d blogueiros gostam disto: